HISTÓRICO


Os anos de vida do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro, Meios de Hospedagem e Gastronomia de Curitiba e Região representam muito mais que sua própria história. Esta entidade faz parte de um universo amplo que, muitas vezes, se confunde com os acontecimentos do Brasil e do mundo.

O SINDEHOTÉIS tem sua própria trajetória marcada pela atuação em todas as frentes que sua finalidade exige, procurando sempre dignificar a categoria que representa. Criado em 03 de outubro de 1938, essa representação sindical foi oficialmente nomeada pelo Ministro de Estado dos Negócios,

Trabalho, Indústria e Comércio. Em 12 de setembro de 1941 transformou-se em entidade sindical e até hoje o SINDEHOTÉIS é o único Sindicato da classe reconhecido pelos seus serviços de utilidade pública.

Hoje o SINDEHOTÉIS tem a base territorial abrangente nos Municípios de: Curitiba, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva Do Sul, Campina Grande Do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Contenda, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Lapa, Mandirituba, Piraquara, Pinhais, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco Do Sul e São José Dos Pinhais, Adrianópolis, Agudos do Sul, Antônio Olinto, Campo do Tenente, Cerro Azul, Doutor Ulisses, Paula Freitas, Paulo Frontin, Piên, Rio Negro, São Mateus do Sul, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná e abrange uma categoria de aproximadamente 16 mil trabalhadores de hotéis, hotéis fazenda, flats, apart hotéis, hospedarias, pensões, casas de cômodos, motéis, pousadas, restaurantes, bares, churrascarias, lanchonetes, pizzarias, rotisseries, salsicharias, sorveterias, fast-foods, cafés, casas de chá, botequins, bombonieries, cantinas, casas de lanches, confeitarias, docerias, drive - in, leiterias e empresas que comercializam alimentações preparada e bebidas alcoólicas no varejo de Curitiba e Região.

Em 1975 o Sindicato adquiriu a primeira sede própria. No ano de 2005 os novos diretores traçaram um objetivo para a administração: levar a estrutura do SINDEHOTÉIS para um novo endereço, com a finalidade de disponibilizar mais conforto e comodidade para os trabalhadores e garantir a agilidade na prestação de serviços. A atual diretoria que assumiu o Sindicato em 28 de novembro de 2004 vem demonstrando capacidade na administração.

A nova sede do SINDEHOTÉIS foi adquirida em maio de 2005 e está localizado na Rua Voluntário da Pátria, nº 233 – 14º andar. São 490 metros quadrados de área divididos em setores para agilizar o atendimento aos trabalhadores e se adaptar às suas exigências. Ao chegar à recepção o trabalhador encontra uma ampla sala de espera para se sentir a vontade até ser encaminhado ao atendimento desejado.



FATOS MARCANTES