Olá trabalhador, neste mês de maio, o Sindehotéis quer homenagear os trabalhadores que saem das suas casas, deixam suas famílias e vão à luta, para se dedicar e dar o seu melhor a outras pessoas. E com isso, trouxemos histórias inspiradoras dos trabalhadores da categoria de Restaurantes, hotéis, churrascarias e outros.
Confira a essas histórias da Cleusa, Isabela, Francisco, Nilton e Everson.
Cleusa – Governanta Executiva
Iniciou na hotelaria em 1994 como serviços gerais, depois passou para a área de camareira, supervisora de andares até a oportunidade de Governanta. Para ela que nunca tinha trabalhado na área foi tudo novidade. desde o início gostou muito da área de hotelaria e sempre amou o que faz desde serviços gerais.
“O segredo é amar é o que faz, desde uma simples função, não pense que ninguém te enxerga pois você é muito importante, cada setor a gente faz a diferença. Precisa amar muito o que faz para poder trabalhar na área.’’
Isabela Meyer – Gerente geral
Iniciou sua carreira há 12 anos como estagiaria de recepção e passou por vários estágios dentro da empresa até chegar na função de Gerente Geral.
A paixão pela hotelaria iniciou na infância, ainda quando ela viajava com os seus pais e se hospedava em hotéis.
Isabela teve dificuldades, principalmente no início da carreira, além da oportunidades de crescimento, ela foi buscar conhecimentos como: cursos de inglês, turismo, intercâmbio e gestão de negócios.
“Trabalhar na hotelaria é um sonho conquistado, principalmente ser gerente geral do hotel, porque quando eu iniciei na hotelaria, eu vi que essa era a área que eu queria, então hoje eu me sinto realizada.”
Com o sonho desde criança de trabalhar na área de hotelaria, gosta de trabalhar com o atendimento ao cliente e hoje está realizada na área em que trabalha
Francisco Conrado – Maitre
Trabalha na rede desde 1982, iniciou como passador de carne, garçom, encarregado e chegou na função de Maitre.
Dentro de todo esse tempo em que ele trabalha na casa, não foi fácil para chegar até a função de Maitre, foi com muita determinação, carinho e muito amor pela profissão.
‘’Uma dica para os jovens de hoje é sonhar, ter sonhos, sonhar com aquilo que você vai fazer e quer fazer, tem que se dedicar, mostrar interesse e sempre está aberto para aprender.
Vai do esforço de cada um, quando a pessoa quer alguma coisa, ele vai corre atras ele se esforça, se atualiza dentro do mercado e correr atras de seus sonhos.”
Nilton Godinho – Garçom
Trabalha a mais de 40 anos no restaurante Ile de France, para ele a empresa Ile de France é uma família, iniciou a carreira como Cumim, trabalhando no salão conhecendo os pratos e o cardápio.
Acredita que o profissional precisa conhecer da função e está aberto a novos conhecimentos, treinar e estar preparado para um bom atendimento.
Histórias que marcaram a sua vida, uma delas foi quando ele ganhou a bola do jogador Pele.
‘’A profissão é muito boa, o curso é muito importante, mas acima de tudo ter humildade para vencer os problemas e saber trabalhar em grupo, porque um garçom não vence sozinho, e prestar bom atendimento.”
Eversom Fragoso – Chefe de Cozinha
Trabalha desde 1999 na área de gastronomia, iniciou a carreira como confeiteiro em uma padaria, até chegar na hotelaria e hoje ser o Chefe de Cozinha no Hotel Radisson.
No início da carreira teve dificuldades, mas encontrou pessoas que tiveram paciência em ensinar e lhe ofereceram oportunidades de crescimento.
Teve muita dificuldade na sua trajetória para chegar onde está, deixava sua família para fazer cursos, ficava trabalhando até tarde para aprender com o Chefe de cozinha, fez cursos para aprender e hoje está feliz e realizado.
“Precisamos de pessoas que nos tragam conhecimentos, que estejam do nosso lado, que sejam os nossos tutores, passando conhecimento e nos tragam riquezas.’’